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A MAGIA POR TRÁS DA PRODUÇÃO DE EVENTOS DE SUCESSO

Os eventos de sucesso não acontecem por acaso, eles são o resultado de um planejamento estratégico minucioso, de uma execução logística impecável e da dedicação incansável aos detalhes que transformam uma simples ideia em um evento que fica gravado na memória de todos os presentes, independente de seu tamanho.

qui, 29 fev 2024 | POR : GRUPO PHD

Festivais, por exemplo, que geralmente envolvem várias atrações, múltiplos palcos e milhares de pessoas, levam entre 8 e 12 meses para serem produzidos, e mesmo assim estão sujeitos a imprevistos. Este ano, vimos como uma chuva atípica deixou mais de 70.000 pessoas “presas” durante o “Burning Man”, festival estadunidense. No caso do “Electric Zoo”, realizado em Nova York, cancelamentos de última hora e problemas na cadeia de suprimentos (supply chain) fizeram com que o público processasse os organizadores do festival.

Portanto, é vital compreender a mágica por trás da produção de eventos, tanto do ponto de vista comercial, quanto da sua capacidade de gerar experiências enriquecedoras a seus participantes. Embora cada evento seja único, este artigo explorará as etapas-chave e sugerirá boas práticas que permitem a criação de eventos inesquecíveis.

#1 – DEFINA METAS E OBJETIVOS

Segundo a Bizzabo, principal empresa de software para conferências B2B nos Estados Unidos, 80,4% dos organizadores consideram eventos presenciais como o canal de marketing de maior impacto em suas respectivas organizações para 2023. Neste caso, é fundamental ter metas e objetivos bem estabelecidos para poder não só mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) como determinar os pontos de melhoria em caso de haver uma próxima edição.

A definição de metas de evento começa com um processo de descoberta:

• Por que você (ou seu cliente) está realizando este evento?
• O que você espera obter com o evento?
• O que você espera que seus participantes/patrocinadores obtenham com o evento?

Com base nessas respostas, se torna mais simples determinar o tipo de evento que a sua empresa/cliente deseja organizar. Se o propósito do evento for o lançamento de um produto, os objetivos podem incluir:

• 10.000 novos seguidores nas redes sociais da página do novo produto.
• 1.000 interações e engajamentos em postagens relacionados ao produto.
• 1.000 unidades do produto vendidas no dia do lançamento.

Certifique-se de estabelecer objetivos com métricas quantificáveis, permitindo o monitoramento do progresso e assegurando que sua equipe consiga alcançá-los.

#2 – ESTABELEÇA UM ORÇAMENTO REALISTA

O orçamento é a base que ajudará a definir o tom do evento. Saber o que você pode ou não investir desde o início ajudará os organizadores a tomar decisões realistas sobre tudo, desde o local e o serviço de catering até a fixação dos preços dos ingressos. Em 2022, 48,1% dos profissionais de eventos nos Estados Unidos já mostravam uma preocupação referente a um aumento (então estimado entre 20% e 50%) no preço de alimentos e bebidas para este ano, segundo pesquisa da Knowland, um dos principais fornecedores de soluções para reuniões e conferências no país.

Abaixo os principais aspectos que você precisa considerar em seu orçamento:

• Local e catering: normalmente constituem a maioria do seu orçamento. No caso do espaço de eventos de sucesso (incluir link interno), certifique-se de incluir aspectos como iluminação e estrutura do palco no orçamento.

• Palestrantes e entretenimento: você pagará por palestrantes e/ou músicos? Se sim, eles serão da região ou você terá que considerar custos de viagem e hospedagem?

• Necessidades dos participantes: há muitos detalhes a serem considerados para atender aos participantes no dia do evento, desde brindes de boas-vindas e programas até crachás de identificação e brindes promocionais. Pense se haverá VIPs, cafés da manhã ou jantares especiais como parte do evento e crie cenários de custos com base nas estimativas de participantes. Se o evento envolve venda de ingressos, é importante avaliar tanto o cenário de maior público como o de menor público esperado.

• Registro: há dois elementos aqui que você precisa considerar em seu orçamento. Um deles é a receita da venda de ingressos (se os participantes estiverem pagando para participar) e o outro é o custo de um sistema a ser usado para o registro e venda de ingressos. Dito isso, assegure-se de que processo de registro seja simples e direto ao ponto, pontuando especificações como perguntas sobre restrições alimentícias ou assentos numerados.

#3 – GARANTA UM AUDIOVISUAL E UMA ILUMINAÇÃO DE QUALIDADE

A qualidade do som e da iluminação podem definir o sucesso ou o fracasso de um evento, especialmente se incluírem palestrantes e/ou música ao vivo. Abaixo algumas dicas para você extrair o máximo de valor do seu orçamento de audiovisual e iluminação:

• Identifique suas necessidades e verifique o que o local pode oferecer e o que precisa ser contratado. Mapeie a configuração desejada e quão elaborada você gostaria que ela fosse para o evento.

• Em eventos que utilizem telões, certifique-se de aconselhar os palestrantes sobre a resolução correta para qualquer apresentação e verifique se todas as imagens e slides estão funcionando durante o ensaio.

• Assegure-se de que a iluminação do local seja adequada para apresentações. Caso contrário, existem persianas ou telas que possam ser fechadas para garantir a visibilidade? Ao escolher uma cor para qualquer iluminação adicional, considere a paleta de cores da sua empresa ou do cliente.

• Música de fundo: certifique-se de verificar isso com o local ou fornecedor de audiovisual. Atualmente, a maioria dos espaços de evento permite que você reproduza uma lista pré-preparada do Spotify.

#4 – DETERMINE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING E DIVULGAÇÃO

A promoção é indiscutivelmente uma das estratégias mais cruciais durante a fase de planejamento. A lógica é clara: as pessoas só manifestarão interesse em participar do evento se estiverem cientes de sua realização. Segundo o recente relatório da Bizzabo, o marketing lidera a lista referente às principais áreas em que os organizadores alocam boa parte de seu orçamento, seguido por catering e locação.

Um marketing eficaz para eventos se baseia em uma estratégia claramente definida que depende de dados de pesquisa de mercado, ainda que palpites e intuições possam fazer parte das campanhas promocionais. Estratégias de marketing abrangentes podem prever o sucesso do evento com maior precisão, porque suas táticas se concentram em um profundo entendimento do seu público-alvo. Abaixo você confere um pequeno passo a passo:

1. Através da pesquisa de mercado (interna e/ou externa), identifique o público-alvo e quais são seus comportamentos, interesses e problemas. Esse tipo de informação o ajudará na definição de personas para seus clientes.

2. Combine os objetivos do evento com a pesquisa de mercado para criar uma estratégia de marketing.

3. Define as táticas de marketing: quais serão as tarefas executadas diariamente para cumprir a sua estratégia? Alguns exemplos incluem: e-mail marketing, social media marketing, marketing de conteúdo, publicidade offline/out-home (por exemplo, outdoors) e relações públicas.

Lembre-se de definir uma data de início para a divulgação do evento. Para festivais, a Eventbrite aconselha que as atividades de marketing comecem pelo menos 6 meses antes do evento, de preferência um ano, caso exista tempo e orçamento suficiente. No caso de eventos corporativos, o ideal seria iniciar a divulgação entre 1 a 3 meses de antecedência.

#5 – ESTABELEÇA UM CRONOGRAMA PARA O DIA DO EVENTO

Para garantir o sucesso no dia do evento, determine o cronograma que especifique cada atividade e responsabilidade das equipes escaladas. Além disso, prepare uma lista de verificação final para confirmar detalhes logísticos que também contenham informações de contato de fornecedores, agentes, artistas e/ou palestrantes.

Mantenha uma comunicação ágil e eficaz com as equipes. Dessa maneira, será possível tomar decisões rápidas e assertivas em caso de problemas e manter-se informado sobre tudo o que está ocorrendo. Lembre-se: o trabalho em equipe é chave para o sucesso do evento e a comunicação é o elemento vital para que isso aconteça.

#6 – ACOMPANHE A DESMONTAGEM E AVALIE OS RESULTADOS DO EVENTO

A fase pós-evento é dedicada à avaliação e mensuração dos resultados da produção, marcando o encerramento das atividades. Algumas das ações a serem realizadas incluem:

• Desmontagem da infraestrutura (no caso de eventos presenciais)
• Prestação de contas
• Elaboração de relatórios
• Retorno de materiais
• Envio de pesquisas de satisfação e agradecimentos
• Análise de dados
• Revisão do orçamento

As pesquisas de satisfação são fundamentais caso exista a intenção de organizar novos eventos. Logo, assegure-se de enviar um e-mail ou uma mensagem personalizada aos clientes em até 24 horas após o evento.

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