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Confira nossa lista das mais recentes tecnologias para ajudá-lo a criar experiências imersivas e realmente elevar o nível de seus eventos.

seg, 15 jan 2024 | POR : GRUPO PHD

Os eventos híbridos e presenciais tiveram retorno triunfante em 2023 – impulsionados pelas mais recentes tecnologias e ferramentas disponíveis. Após os últimos anos de transformação digital, os participantes de eventos esperam níveis mais altos de produção e tecnologia mais envolvente para fazer com que esses encontros possam criar experiências imersivas. Para os organizadores, significa investir na tecnologia certa.

3 TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIAS EM EVENTOS E O QUE ELAS SIGNIFICAM PARA PROFISSIONAIS DE PLANEJAMENTO.

1. REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL

O uso de realidade aumentada em eventos permite atrair o público para um espaço particular e personalizado, o que aumenta o potencial de captação de leads. O portal da SEBRAE afirma que o uso da tecnologia proporciona uma experiência totalmente imersiva da marca, levando a mensagem de sua empresa sem distrações e despertando emoções memoráveis, se comparadas com aquelas transmitidas pelas mídias tradicionais.

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia promissora com poder para revolucionar áreas ao aprimorar a interação entre o mundo físico e o digital, proporcionando experiências imersivas para os usuários. É uma tecnologia versátil, com múltiplas. Seu desenvolvimento contínuo impulsiona a criação de experiências e oportunidades, transformando nossa interação com o mundo ao nosso redor.

A produtora Aline Garcez, do Grupo PHD, compartilhou suas experiências com a redação e enfatizou a importância da tecnologia na construção de experiências sensoriais, citando a produção do aniversário da atriz e influenciadora Maisa Silva como exemplo. A comemoração aconteceu no Tetto Rooftop lounge, a produtora conta que seu desafio era criar uma noite que fosse capaz de cativar cada convidado para que eles pudessem voltar para casa com a sensação de ter vivido algo completa e exclusivamente único. Para construção desse cenário, cada espaço foi pensado para que proporcionasse uma experiência de imersão.

Grata pela realização, a influenciadora compartilhou relatos em suas redes sociais com um vídeo de #tbt dessa noite que, com toda certeza, ficou na memória de todos ali presentes.

2. TRANSMISSÃO AO VIVO E SIMULTÂNEA

A transmissão ao vivo para eventos é um serviço que pode fazer uma grande diferença em relação à expansão e ao alcance do seu evento. Além de, claro, ser um recurso criativo e inovador capaz de transformar a proposta do seu projeto. Essa transmissão pode acontecer de muitas formas, em plataformas específicas ou em redes sociais que oferecem o recurso de transmissão ao vivo.
Para uma transmissão ao vivo eficiente dentro do seu evento, é importante se atentar a qualidade dos equipamentos utilizados para a realização de um bom streaming, o conhecimento técnico e a expertise da equipe operacional e um suporte especializado para solucionar possíveis interferências durante a transmissão.

EVENTOS HÍBRIDOS: O FUTURO É O AGORA!

Conforme constatado por um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. O estudo mostra que o país ocupa a terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo – atrás de Índia e Indonésia, e à frente de Estados Unidos, México e Argentina. A análise “Tendências de Social Media 2023” mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet, em especial nessas plataformas. A categoria foi a mais consumida em dezembro de 2022, somando 356 bilhões de minutos. Isso equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês e representa um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020. Além disso, a audiência dessas plataformas superou o tempo despendido em categorias múltiplas, serviços, entretenimento, trabalho, presença corporativa, varejo, serviços financeiros, entre outras.

Integrar uma transmissão ao vivo dentro de um evento é uma tendência de mercado e pode ser um diferencial importante com inúmeras vantagens e benefícios, tanto para o público, quanto para os possíveis patrocinadores e organizadores do evento. Investir em um evento híbrido é aumentar suas possibilidades ao integrar a força dos eventos presenciais com o alcance e a imersão dos eventos digitais.

3. CHECK-IN SEM CONTATO

Hoje, a tecnologia tornou o check-in sem contato – apenas uma parte da experiência nos eventos na nova era. Devido a isso, os sistemas de check-in com código QR tornaram-se grandes aliados dos profissionais de planejamento. Uma maneira de fazer isso é, simplesmente, gerar um código QR para check-in sem contato. Ou então, gerar um formulário de rastreamento de contato usando um Código QR do formulário do Google no qual os clientes insiram seus dados ao digitalizar o código, podendo enviá-lo ao pessoal usando apenas seus dispositivos de smartphone.

Códigos QR contêm dados para um localizador, identificador ou rastreador (formulários de rastreamento de contato) que apontam para um site, URL ou aplicativo. Um código QR usa quatro modos de codificação padronizados, como numérico, alfanumérico, byte/binário e kanji para armazenar dados com eficiência. Para um check-in sem contato usando códigos QR, hotéis, cassinos e outros estabelecimentos podem gerar um código QR para o formulário sem contato. Quando o sistema de check-in de código QR é escaneado usando o smartphone do usuário, ele exibe um formulário na tela do smartphone para preencher e clicar automaticamente no botão “enviar” quando terminar. Além de um sistema de check-in, eventos como festivais de música ou shows ao ar livre podem se beneficiar desse uso. Por exemplo, um Código QR do Coachella pode atualizar seu sistema de bilheteria inovando a forma como as pessoas podem acessar todo o evento.

QUANDO PLANEJAR SEUS EVENTOS CORPORATIVOS EM 2023, LEMBRE-SE: “A EXPERIÊNCIA É O NOVO MARKETING”.

Essa tendência de eventos corporativos é sobre o fato de que não basta mais simplesmente comunicar informações sobre sua empresa ou produto em seus eventos. Você precisa criar uma experiência única e personalizada que permanecerá com os participantes por muito tempo depois que eles terminarem de consumi-la.

Quando as pessoas relembrarem o tempo que passaram em seu evento, elas devem ser capazes de se lembrar de momentos e detalhes específicos – as vistas, os sons e os cheiros do dia. Você quer que sintam que a experiência foi maior que a vida. Que não apenas os deixou satisfeitos, também mudou a forma como eles veem as coisas de alguma forma.

Existem várias maneiras de atingir esse objetivo: desde a contratação de atores que podem dar vida à história da sua marca por meio de apresentações ou fornecer atividades imersivas com demonstrações práticas para que os participantes possam aprender mais sobre seus produtos e serviços.

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