Entre em contato

Os principais tipos de eventos corporativos e seus objetivos

Há diferentes tipos de eventos corporativos e saber a diferença entre eles é fundamental para que sua empresa tome a decisão certa.

qui, 18 abr 2024

Você sabia que há diferentes tipos de eventos corporativos que podem ser realizados pela sua empresa?

Nem todos sabem disso, já que é comum associar ao mesmo tipo de evento, mas a verdade é que existe uma grande variedade deles.

Seja para eventos internos ou externos, de cunho mais formal ou mais descontraído, há uma série de opções bastante interessantes e, se você realizá-los de maneira estratégica, pode  conquistar resultados muito bons para o seu negócio.

Para ajudar em sua tomada de decisão, vamos trazer neste conteúdo alguns dos principais tipos e suas características.

 

Quais são os principais tipos de eventos corporativos?

Ao conhecer as opções, você conseguirá escolher a opção ideal para cada momento e proposta para o seu negócio!

 

Palestras

As palestras estão entre os tipos de eventos corporativos mais comuns e simples de organizar. O formato é muito indicado para o compartilhamento de conhecimento ou experiências com formalidade e organização.

O tempo de organização pode variar de poucas semanas a alguns meses, a depender do nível de complexidade, e o público pode ser tanto o interno quanto o externo, também a depender do tipo de conteúdo compartilhado e dos objetivos do negócio.

Vale ficar atento à escolha do palestrante, que deve ser um especialista no assunto, e também à seleção de um tema relevante para o público.

 

Conferências

As conferências são eventos mais amplos, que visam a discussão de temas de interesse comum em um determinado setor. Elas podem fomentar ainda mais uma determinada categoria e, com isso, potencializar o mercado daquela empresa.

Dadas as proporções, o ideal é que a preparação leve de 6 meses a 1 ano, também para que haja tempo hábil do público se preparar e organizar. Além das palestras, sessões de networking permitem a livre troca de conhecimento e até mesmo a geração de negócios e construção de parcerias.

É muito importante que o conteúdo seja relevante e traga oportunidades de interação para que a satisfação seja a maior possível.

 

Confira também: Setor de eventos apresenta o melhor resultado dos últimos 5 anos: saiba porque!

 

Confraternizações

Eventos que visam a descontração e a celebração também são muito bem-vindos! As confraternizações corporativas são bastante relevantes para comemorar conquistas e fortalecer os laços da equipe.

Embora seja um evento geralmente pensado, em muitos casos, para os colaboradores da empresa, a depender de seu tamanho e das proporções desejadas, também é possível estender o convite aos familiares, tornando o momento ainda mais especial.

Mesmo em um ambiente informal e festivo, vale ficar de olho na segurança dos participantes, sem abrir mão do entretenimento e de uma experiência que pode aumentar ainda mais seu engajamento e envolvimento com a companhia e suas equipes.

 

Seminários

Para quem visa um evento com discussões saudáveis e muito valor agregado ao público, os seminários chamam a atenção entre os tipos de eventos empresariais, já que podem ajudar na educação, tendo em vista as discussões em profundidade sobre o tema proposto.

O tempo de preparação recomendado é de pelo menos alguns meses, tanto para a preparação e revisão do conteúdo quanto para que os convidados tenham tempo de se organizar. Além da participação da equipe, muitos convidados também devem fazer parte deste evento.

É válido que a exposição seja seguida de uma boa discussão, tornando os participantes em coadjuvantes do evento. O conteúdo deve ser profundo e atualizado para que haja maior engajamento por parte do público.

 

Workshops e oficinas

O valor de um conteúdo teórico torna-se muito maior quando este é aplicado na prática. É aí que entram os workshops e oficinas, dois tipos de eventos corporativos que servem para o aprendizado interativo de habilidades e competências.

Demandando algumas semanas de preparação e com foco tanto no público interno quanto externo, a oferta de atividades práticas e participativas serve como uma metodologia ativa de ensino. Inclusive, o tema do evento deve estar relacionado com aquilo que a empresa oferece para que isso reflita positivamente em sua credibilidade e autoridade.

Todo o material deve ser preparado com cautela e, além disso, os momentos de interação e troca devem ser muito bem planejados para que pessoas mais introvertidas também desfrutem dele ao máximo.

 

Convenções

Quando se fala em convenções, é normal associar a um evento de maior porte, o que costuma acontecer. Nelas, reúnem-se membros de uma determinada indústria ou profissão para debater sobre as novidades e tendências.

Pelo tamanho e pelo potencial impacto, o ideal é que a preparação leve de 6 meses a 1 ano. Afinal, conseguir trazer painelistas e palestrantes que sejam referência no setor pode agregar muito valor, mas essa atividade geralmente demanda bastante antecipação para a conciliação das agendas.

Alguns dos pontos fortes são o foco em networking e a troca de informações, além, é claro, de conteúdo da mais alta qualidade, que justifique a participação de cada pessoa que estiver ali.

 

Feiras

Quando se pensa na exposição de produtos e serviços a públicos amplos, as feiras despontam como opções bastante interessantes, pois embora costumem contar com a participação de várias empresas, ter a sua como organizadora ou como uma das principais parceiras agrega bastante valor.

Com um tempo de organização que pode chegar a 1 ano (ou até mais), seu foco está na captação de leads e potenciais clientes, além da geração de negócios entre os participantes, graças aos stands ali presentes e à própria atmosfera do evento.

Vale ficar atento à localização estratégica dos stands para que esta facilite a locomoção do público e possibilite uma experiência agradável e confortável. Outra boa ideia é alinhavar parcerias com as empresas participantes para que os negócios fechados possam trazer comissões à empresa organizadora, como o que acontece no conceito de finder’s fee.}

 

Treinamentos e cursos

Muitos tipos de eventos corporativos visam o público externo, mas alguns têm como objetivo o público interno das empresas, e os cursos e treinamentos são bons exemplos disso, propondo o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos que serão relevantes para os colaboradores.

Por ser um evento interno, o prazo de preparação pode variar de algumas semanas a 3 meses, dependendo do conteúdo. Se o intuito for trazer algum palestrante externo e de mais difícil acesso, porém, este prazo pode aumentar.

A qualidade dos instrutores e do material didático, bem como a possibilidade de colocar os conhecimentos em prática por meio de atividades e dinâmicas, são alguns dos principais pontos, já que o maior resultado esperado é justamente o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

 

Leia também: Descubra a Jive House: o espaço mais completo para seus eventos corporativos

 

Eventos de lançamento

Embora não sejam uma novidade, os eventos de lançamento estão ganhando grande popularidade. A Apple já faz isso há muito tempo com seus eventos de lançamento, desde a época que Steve Jobs, o grande nome por trás da marca, anunciava os novos produtos da empresa.

Esta é uma boa oportunidade de reunir pessoas interessadas no segmento da sua empresa, podendo gerar novos negócios. A preparação deve levar bons meses, especialmente para que haja tempo hábil de divulgar para o máximo possível de potenciais clientes.

Ao pensar na apresentação do produto ou serviço, alinhe o storytelling de modo que aquilo se posicione como a solução de problemas reais, não como “apenas” uma oferta. Planeje também o impacto na mídia, inclusive estabelecendo contatos com jornalistas e influenciadores com antecedência, para que seus efeitos perdurem para além do período do evento e atinja ainda mais pessoas.

 

Simpósios

Se o objetivo for apresentar pesquisas e estudos e discutir esses temas, os simpósios são um tipo de evento corporativo bastante apropriado para quem deseja atrelar o destaque de seu negócio ao conhecimento técnico.

Este é um evento voltado majoritariamente para o público externo, geralmente acadêmico ou profissional especializado, e o foco desses eventos é o compartilhamento de conhecimento científico ou técnico.

Por ser um evento totalmente ancorado no conhecimento científico, a extrema atenção à qualidade e veracidade das pesquisas apresentadas é indispensável. Vale fomentar também a interação entre os participantes para que eles extraiam ainda mais valor.

 

Eventos Corporativos: a variedade que sua empresa precisa

Entre tantos tipos de eventos empresariais, certamente você encontrará alternativas ideais para o que sua companhia precisa, seja para eventos internos ou externos, de maior ou menor porte.

O Grupo PHD é especializado em eventos corporativos, cuidando de tudo que você precisa para a realização de seus objetivos. Sejam quais forem os tipos de eventos corporativos que precisar, conte com nossa expertise para ter os melhores resultados!

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Solicite um orçamento

    As lacunas com * são obrigatórias para envio do orçamento.