Entre em contato

LOLLAPALOOZA 2024: UM GRANDE EVENTO PARA ALÉM DOS PALCOS

Lollapalooza 2024, um dos grandes eventos musicais e culturais do cenário do entretenimento, reúne um line-up estrelado, mas além disso, a organização do evento é uma verdadeira aula para o setor no país.

ter, 19 mar 2024 | POR : GRUPO PHD

Se fosse feita uma pesquisa Top of Mind com os principais festivais musicais do Brasil deste ano, o Lollapalooza 2024 certamente estaria entre os mais lembrados, cenário fictício que provavelmente se repetiria em qualquer ano em que a pergunta fosse feita.

A história do Lollapalooza

Era 1991. Perry Farrell, frontman da banda Jane’s Addiction, teve a ideia de fazer uma turnê de despedida da banda pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Porém, ao invés de ter apenas sua banda tocando, eles começaram a incluir outras bandas, inicialmente pouco famosas.

Outra grande diferença foi que Farrell também incluiu outras atividades diversas, de atrações circenses a barracas de comida, fazendo com que fosse algo não convencional.

O festival aconteceu de 1991 a 1997. Depois de uma pausa, retornou em 2003, depois em 2005 e, daí em diante, não saiu mais do cenário mundial, acontecendo todos os anos em seguida até 2019. Houve uma pausa em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, mas ele voltou em 2021 e segue firme e forte.

O que começou como um festival de bandas pouco conhecidas tornou-se, hoje, um dos grandes eventos musicais de todo o mundo. Com “sede” em Chicago (Estados Unidos), ele já aconteceu no Chile, na Alemanha, no Brasil, na Argentina, na França, na Suécia e na Índia.

Ativações e experiências imersivas: um grande diferencial do Lollapalooza

As ativações que acontecem durante o evento fazem com que o Lolla seja muito mais do que “simplesmente” um festival musical, tornando-o bastante atrativo para as marcas e, é claro, para o público também.

Para deixar as experiências imersivas um pouco mais claras para quem nunca foi, assistiu ou consumiu conteúdos sobre o Lollapalooza, vale ver algumas das ativações que aconteceram durante a edição de 2023 aqui em São Paulo. Confira:

  • Adidas: além de dar nome a um palco, a empresa alemã teve um stand gigante (e no formato de uma caixa de tênis) com espaços instagramáveis, personalização de itens da marca e serviços de unha e cabelo.
  • Bradesco: o banco levou uma das coisas mais importantes para os participantes de um evento deste porte: água. Com sua water station, o público podia se hidratar no decorrer do Lollapalooza.
  • Chevrolet: a montadora teve um palco próprio e levou vários carros 100% elétricos para o público ver, entrar e conhecer. Além disso, em seu stand, rolou uma balada para quem não queria ficar parado.
  • McDonald’s: o stand contou com peças interativas e um restaurante próprio da marca. Outra ativação que a marca fez foi levar sanduíches gratuitos para os fãs que ficaram um tempão na grade para acompanhar os shows mais de perto.
  • Samsung: a marca coreana levou uma roda gigante ao Autódromo de Interlagos, além de ter levado as novas versões de seus smartphones Galaxy e de várias atrações interativas para o público.

 

Essas foram apenas algumas das ativações que aconteceram no Lollapalooza 2023, o que comprova que a ideia de ter um evento diverso em relação às ativações e ao entretenimento realmente foi uma boa pedida, tanto por ser interessante para o público quanto por se tornar uma oportunidade e tanto para as marcas.

 

Os números do Lollapalooza

Como diz aquele velho ditado, contra dados não há argumentos. Isso também se aplica ao Lollapalooza, que é um grande sucesso comercial. Prova disso são os números do evento.

Aqui, falando sobre a edição de 2023 no Brasil, não vamos nos ater apenas a público e faturamento, mas também trazer alguns números pertinentes à organização, mostrando como algo desta dimensão demanda uma organização absurdamente controlada e alinhada. Confira:

  • Ingressos vendidos: 302,6 mil (103,35 mil na sexta-feira, 98,5 mil no sábado e 100,75 mil no domingo) | Fonte: G1
  • Movimentação financeira: R$ 572,2 milhões de maneira direta e R$ 359,1 milhões de maneira indireta, totalizando R$ 931,3 milhões | Fonte: Observatório do Turismo
  • Postos de trabalho: 20.000 | Fonte: Observatório do Turismo
  • Marcas parceiras e apoiadoras: mais de 19. A distribuição se deu entre Patrocinadores Máster (Adidas, Budweiser, Chevrolet, Johnnie Walker e Vivo), Patrocinadores (Coca-Cola e McDonald’s), Apoiadores (Braskem, Mike’s, Next, Sadia, Samsung Galaxy e Tanqueray), meio de pagamento oficial (Bradesco) e rede social oficial (Instagram) | Fonte: Meio & Mensagem

Lollapalooza 2024: um novo capítulo desta belíssima história no Brasil

Embora seja um evento que acontece em vários continentes e países, não há como não ter a edição brasileira como nossa preferida, já que isso acontece aqui pertinho e, além disso, se conecta conosco de uma maneira muito mais profunda que os demais.

Falar sobre o Lollapalooza e tudo que o envolve, tanto no que tange aos shows e eventos musicais propriamente ditos quanto ao que está relacionado às ativações, mostra como um evento dessa proporção demanda um planejamento minucioso e uma organização praticamente impecável.

A magia por trás da produção de eventos de sucesso só se torna realidade quando tudo isso converge na mesma direção. É claro que não é nem um pouco fácil, mas os organizadores de um movimento dessa magnitude sabem que devem contar apenas com as melhores empresas e os melhores profissionais do mercado.

Se toda a organização e o behind the scenes do Lollapalooza 2024 te chamou a atenção e você também deseja algo de excelência para o seu evento corporativo, saiba que o Grupo PHD Eventos é a opção ideal, tanto por ter alguns dos mais conceituados espaços de eventos do Brasil quanto pela equipe. Invista no melhor!

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Solicite um orçamento

    As lacunas com * são obrigatórias para envio do orçamento.