A confraternização de fim de ano para empresas é um dos momentos mais aguardados do ano, e tudo começa com uma boa organização.
Todo bom trabalhador se empenha e busca dar seu máximo em suas atividades, realizando aquilo que se espera dele e, assim, ajudando a empresa a prosperar. Com a chegada de dezembro e a proximidade do Natal e do Réveillon, o ritmo geralmente cai um pouco mas, em contrapartida, cresce uma expectativa: a confraternização de fim de ano para empresas.
Este é um momento de esfriar os motores e celebrar com pessoas que passaram tanto tempo junto a você, realizando as tarefas do dia a dia e, por vezes, passando com elas até mais tempo do que com seus amigos.
Este momento de união e celebração trazido por uma confraternização de final de ano é bastante esperado, e nada melhor que seja algo realmente memorável, que nem o passar dos anos consegue apagar o brilho. Para isso, porém, deve haver uma organização muito boa, de modo a atender (e até superar) as expectativas da equipe.
Se você está nesse momento de planejar e organizar, então veio ao lugar certo! Continue a leitura para aprender algumas dicas que certamente farão diferença (positivamente) nessas atividades.
Ainda não se decidiu se realizará ou não uma confraternização de fim de ano? Pois saiba que essa é uma medida que pode trazer muitos benefícios – que inclusive devem perdurar para o ano seguinte e além. Veja só:
Melhoria no clima organizacional: embora os participantes sejam os mesmos que geralmente passam o dia juntos no local de trabalho, reunir-se em uma ocasião informal pode fomentar um melhor clima organizacional.
Fortalecimento do espírito de equipe: se por um lado a ocasião é informal, por outro todos são uma equipe e os desafios foram encarados juntos. O trabalho em equipe pode ficar ainda melhor depois disso.
Reforço da marca empregadora: ter e demonstrar uma marca empregadora que se preocupa com a satisfação dos colaboradores é um ponto que pode ajudar na contratação e na retenção de talentos.
Reconhecimento dos esforços dos colaboradores: de certa forma, a festa de fim de ano é uma maneira de reconhecer os esforços dedicados pelos colaboradores ao longo de todo aquele ciclo.
Com as seguintes dicas, seu trabalho será muito mais fácil!
O objetivo é organizar uma boa festa, mas boa para quem? Essa é uma provocação que mostra como é importante entender o público da confraternização para conseguir planejar algo que esteja de acordo com suas preferências e expectativas.
Da gastronomia em eventos à escolha das músicas, o ideal é entender o que poderia agradar a maioria das pessoas. Dificilmente será possível agradar a todos, mas vale ter esse termômetro para saber quais decisões tomar.
Este é um ponto muito interessante. Afinal, é possível organizar uma festa de fim de ano na empresa com diferentes orçamentos – o que certamente resultará também em entregas diferentes.
Entenda com os responsáveis quanto poderá ser investido e, com isso, entenda qual será o nível e a dimensão do evento. Se possível, busque negociações e permutas para conseguir reduzir ao máximo os custos.
Entendido o público e o orçamento, o próximo passo é escolher o local que receberá um evento tão solene quanto este, bem como a data em que a confraternização de final de ano acontecerá.
É claro que isso pode depender de acordo com o tipo de operação da empresa e seu calendário, mas o melhor dos cenários é conciliar a confraternização no último dia de trabalho. Depois dela, os colaboradores estarão liberados para seus descansos coletivos – caso seja a realidade do negócio.
É interessante que o local também seja de fácil acesso para a maioria dos colaboradores. Caso isso não seja possível, vale entender as possibilidades de fretar um transporte particular para levar e trazer a equipe para o evento.
Outra etapa muito importante é a comunicação dos convidados. Afinal, eles precisam se organizar e preparar para que consiga desfrutar desta celebração.
Quanto maior for a antecedência do comunicado, melhor. Assim, tanto em relação ao planejamento com as atividades cotidianas quanto com os combinados com a família, será mais fácil se organizar para conseguir prestigiar o momento.
Para além de reunir as pessoas em uma ocasião tão especial, cabe pensar em momentos de descontração. Pode ser uma banda com música ao vivo, alguns brinquedos gigantes, atividades temáticas ou o que o tema da confraternização permitir.
Além de resultar em diversão e alegria, isso deve gerar momentos muito divertidos a serem registrados em fotos e vídeos e, consequentemente, guardados para a posteridade.
Mesmo que seja uma ocasião divertida, é importante incentivar a partipação de toda a equipe, não por ser algo obrigatório, mas sim pela oportunidade de compartilhar de momentos tão agradáveis em parceria com os colegas de trabalho.
Vale reservar este horário na agenda de toda a empresa e enviar comunicados relembrando sobre a data, o horário e o local. Quanto maior for a participação, melhor!
Por último, mas não menos importante, vale pensar nos próximos momentos de confraternização também. Fazer com que a festa de fim de ano na empresa seja algo que se repete todos os anos ao invés de uma ocasião pontual é relevante até para deixar este momento sempre na lembrança da equipe ao longo do ano.
Leia também: Como a produção de eventos transforma ideias em espetáculos
Como você viu, organizar um evento dessa magnitude é possível, mas bastante trabalhoso. Planejar uma confraternização de fim de ano na empresa, rodeada de tanta expectativa, é uma responsabilidade e tanto.
Se quiser garantir que este evento seja o melhor possível, conte com a PHD Eventos. São mais de 8 anos de experiência e o maior portfólio de espaços privativos para eventos do Brasil. Se quiser uma confraternização de respeito, nossos especialistas estão prontos para realizar esta festa tão esperada!